Boa noite!
Pra quem não dá seu valor devido, a História representa muito na nossa vida, conta as origens, disserta sobre as linhas do passado que nos trouxeram até nosso presente e nos ajudam a construir o futuro. Com essa prerrogativa, "Quando a História vira Lenda" pretende trazer breves lampejos da história, e até mesmo questões culturais, recontados como se fossem lendas e procura imaginar momentos baseados em fatos.
Hoje, breves lampejos sobre o famoso "Dragão do Mar" do Ceará.
Quando a História vira Lenda
Dragão do Mar
por André Basualto
![]() |
Canoa Quebrada |
Dizem que lá no Nordeste, durante o Movimento Abolicionista, um macho, nascido em Canoa Quebrada, jangadeiro e humilde, conhecido como Chico da Matilde (Francisco do Nascimento) foi fundamental.

Chefe dos Jangadeiros, também chamado de Dragão do Mar, lutou bravamente contra a Escravidão. Ninguém pensava que um homem tão simples, trabalhador do mar, fosse ter tamanha coragem de se levantar a favor da liberdade.
Ordenava aos seus companheiros que não transportassem para os navios negreiros os escravos vendidos para o sul do país. Sua luta foi amplamente reconhecida, sendo homenageado na Revista Illustrada, levado para a Corte e homenageado pelo Governo do Ceará pelo seu ato em favor da liberdade na Praia de Iracema, em Fortaleza - homenagem que se eternizou com seu apelido dado ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, existente às proximidades dessa praia.

Mas, armaria, tinha que surgir um intrometido. Tendo conhecimento da situação, o ministro da Guerra interpelou o tenente-coronel, que se recusou a prestar depoimento alegando estar subordinado ao conde d'Eu. Tal incidente criou uma forte tensão no meio militar. Foi apenas uma gota d'água, mas que se somou a outras discussões que fizeram o Exército se separar do Imperador e difundir o ideal republicano que culminou com a queda da Monarquia e a Proclamação da República.
Uma nobre e pequena atitude no Nordeste em prol da abolição do trabalho escravo, um ideal que se disseminou por um país mesmo que contra a vontade dos mais conservadores. E às vezes tem macho que não ousa lutar pelos seus ideais e direitos pensando que é só uma gota d'água sem importância.
Essas e outras histórias são lendas originais de um país que vive em sua República Federativa e sua democracia graças a atitudes que por vezes ligam Norte a Sul, Nordeste a Sudeste e Centro a Oeste. Que provam que a pátria brasileira e sua cultura são diversas e tal é a riqueza desse Brasil.
Sim, esperto foi esse tal de Chico, que ficou conhecido nos livros de história como um herói.
![]() |
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Fortaleza - CE |
_________________________________________________
Se algum historiador quiser acrescentar algo ao texto, fique a vontade a comentar, o propósito do blog é justamente o de contribuir para a divulgação de conhecimento. Até a próxima!
Comentários
Postar um comentário