Pular para o conteúdo principal

E daí se não tenho barba?

E daí se eu não tenho barba?
Por Ricardo Neruda

Já não bastava a barba não crescer e o cavanhaque ralo parecer uma sujeira, falta de banho e coragem de lavar o rosto, tinha que pai, mãe, vizinho, vizinha, cachorro, gato, periquito, cobra, papagaio e até a melhor amiga lembrar disso.

Quando Tiago olhava no espelho e lembrava disso se irritava com sua genética.

“Barba dá cara de homem”. Realmente, um fato, então podem encher o saco de todas as mulheres que tem um pelinho a mais na cara, pensava ele. Tinha dias que tirar a sujeira da cara o fazia parecer um bebê, e a única promessa do que poderia vir a ser um cavanhaque era subestimado pela amiga Alexa: “nem é bonito cavanhaque, ou é barba ou não é”. Por mais que Alexa dissesse isso, ela não se importava de verdade com isso, mas Tiago sim.

Tiago já estava tão irritado com as amigas que começou a soltar farpas e a língua afiou.

“Bla bla bla, barba”.
“Amiga, você fala como se tivesse corpo de mulher, mas é uma tábua”.

Quando não era isso, provocava:
“Amiga, se você tivesse mais maturidade e atitude de mulher você poderia exigir mais, mas com esse seu jeito de criança, está para chegar o dia em que você vai ganhar uma boneca ou o Ken ao invés de conseguir um ‘homem de verdade’”.

Já não tinha paciência para isso, mas acabou levando uns tapas, porém o seu raciocínio começava a tangenciar uma linha tênue com a verdade. Se todo homem exigisse da mulher o que ela exige como critério de masculinidade com a barba ou qualquer outra coisa relacionada puramente com a aparência, com certeza peitos e bundas seriam mais cobrados por aí, não só isso, mais lábios carnudos e mais maquiagem com certeza também, e em alguns casos, só cirurgia plástica pra resolver.

“Ah, mas essa cobrança existe mesmo”, então se permita analisar, sendo homem ou mulher, questione se a aparência vale mais, se isso importa tanto pra você, se não vale o cavalheirismo quase extinto, o fato de um rapaz sem as barbas do profeta saber como cuidar de você enquanto o barbado fica lá jogando bola com um bando de macho, enquanto a garota peituda fica ostentando seios que você nunca sequer vai tocar, ou simplesmente se a aparência vale a arrogância de algumas dessas pessoas que por fora tem tudo e por  dentro nada.

Beleza é algo que todos nós curtimos, não sejamos hipócritas, achar uma beleza exterior e interior que nos agrade é nosso desejo, mas por favor, seja menos insensível com aquele amigo ou aquela amiga ao ficar falando de características de beleza que eles não têm, ainda mais se isso for de propósito, não existe termo culto para isso a não ser chamar a pessoa de filha da mãe.

Voltando ao caso da barba, é possível ser homem e másculo sem barba, há muito barbado que morre de medo de matar uma barata, não sabe trocar o pneu do carro e muito menos trata uma mulher com dignidade. Há muitos sem a barba que sabem como beijar, como tratar bem uma mulher, ouvi-la e conhecem mais segredos do corpo feminino e têm menos frescuras. A prova está aí do seu lado, aquele amigo, sem muito pelo na cara, mas que te ajuda a sair de problemas e te trata como uma princesa, mesmo você tratando ele como o amigo feio que estará eternamente condenado à friendzone.

Já diz a sabedoria popular, não faltam homens para as mulheres, faltam mulheres que proporcionem oportunidade aos homens que estão aí apenas esperando uma chance.

Quando Tiago percebeu isso, a falta de barba parou de ser seu maior incômodo e a falta de maturidade passou a ser o seu maior foco de mudança. Para o Tiago de 19 anos, conhecer Raquel seria o pontapé para muitas lições sobre amor e amizade, e mal ele sabia, mas logo conheceria sua primeira namorada.

___________________________
Fatos de Alexa e Tiago - Contos e Crônicas de Amor e Amizade
Gostou? Curta nossa página e compartilhe!
Siga @ricardo_neruda no Twitter
Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Conheça]: Gabriel Leitzke - GL Art

Boa tarde! Hoje o "Conheça uma Nova Ideia" traz outro desenhista cujo talento já compartilhamos por nossa página do Facebook .  Apresentamos a vocês: Gabriel Leitzke. Um dos desenhos favoritos do Gabriel. Percebam os detalhes!

A Última Hora do Plantão

A Última Hora do Plantão por André Basualto Um silêncio profundo antes dos momentos que precediam àquelas cenas. Um tiro. Dois. Três. Quatro... A emergência e o desespero não permitem o chamado da ambulância. Um carro qualquer. Corram para o pronto-socorro. Os médicos naquela tarde de domingo daquele pronto-socorro estavam apenas esperando o fim de mais um plantão. Faltava apenas uma hora para a troca de horários. Já se espreguiçavam esperando a hora de ir embora e poderem descansar daquelas doze horas de serviço. Iam para casa logo. Era o que pensavam. As cenas de horror frente à violência não acabam após o término dos disparos, elas estão apenas começando. O grito de uma mulher rompe o silêncio da recepção do hospital. O desespero evidente em sua voz que dizia: “Eles mataram minha filha”! Os médicos se levantam da cadeira para ir ver a cena, quando a mulher apenas adentra a sala de emergência com sua filha nos braços, deixando-a em cima da maca. ...

[Basualto] O Evangelho da Política

Boa noite! Resolvi trazer uma postagem um tanto diferente esta semana. Publiquei o texto no Facebook e ele teve uma boa receptividade, além de que tenho certeza de que muitas pessoas têm se deparado com a mesma situação devido às Eleições. Acrescentei mais algumas coisas, peço que leiam o texto de mente aberta, reflitam e que não colaborem para mais discussões irrelevantes ou irracionais, lembre-se que você é livre para postar o que quiser, mas é responsável por isso. Afinal, o que este título polêmico - o evangelho da política - quer dizer? Imagem encontrada no google.images.com - se souberem o artista avisem para os devidos créditos