Pular para o conteúdo principal

E quando a inspiração desaparece?




O que fazer quando a inspiração desaparece?


Não, o objetivo deste texto não é ajudar a você a simplesmente escrever ou lhe guiar quando está sem inspiração e a mente está aflita. É mais um grito de socorro em meio à aflição de não conseguir produzir textos que considero bons. Existem momentos em que perdemos o foco, uma ideia que corria tão bem, de repente parece ser apenas algo clichê e inútil. Como é frustrante essa sensação.

Desde o primeiro texto do blog, o que deu início aos textos, principalmente à Coluna da Cissa, o blog manteve seus leitores fieis. Infelizmente o tempo não permite escrever tanto à maioria de nossos escritores, devido à faculdade, o cansaço toma conta muitas vezes e assim chegar a sentar no computador para escrever, ou mesmo rabiscar em um pedaço de papel parecem ser improdutivos e perda de tempo frente a todas as responsabilidades que temos a cumprir.

Creio que quem escreve porque gosta não se importa em escrever o que escreve. Mas escrever, às vezes é como um diálogo, e não um monólogo, e espera-se que haja ao menos uma identificação com o leitor, mesmo que ele fique calado e apenas acene a cabeça. Muitos tem ideias boas que ficam esquecidas e ocultadas, mas poucos conseguem expressá-las de maneira adequada. No meu caso, tenho ideias, mas também penso que não tenho tanto tempo para produzi-las de maneira adequada, logo percebo que me tornei escravo do que eu mais temia: do medo da "improdutividade sob condição lucrativa". É o que eu chamo de ter a sensação constante de se estar perdendo tempo por estar "gastando" ou "investindo" o mesmo em questões que parecem ser de menor valor ou utilidade, ou até mesmo que isso não trará nenhum retorno ou benefício real para a pessoa. Em outras palavras: parece que o que você faz é inútil.



"Você poderia estar estudando agora..."
"Para que escrever se você não ganha para isso?"
"Por que desenhar se isso não vai valer de nada amanhã?"
"Quem se importa se você poderia estar fazendo algo 'útil de verdade'?"


Até um diário tenho escrito na tentativa de manter o hábito de escrever, mesmo estando ausente do blog, mas que parei por conta do cansaço e por ele parecer que não vai trazer nada de útil ou mesmo por parecer que ninguém vai querer ler sobre Dias de Um Interno de Medicina.

Isso tudo é muito estressante, essa é a verdade. Preso aos compromissos dos quais abrir mão significa perder uma provável independência e liberdade, mesmo que seja apenas por alguns segundos ou uma semana e volte depois. É como se ser escravo fosse pré-requisito para ser livre.

Como se manter firme quando não conseguimos enxergar os bons resultados e ao mesmo tempo procuramos não nos inflar o ego para acreditar que podemos ser donos do mundo, nos manter intactos e ao mesmo tempo aprender a ser humildes (e uteis para a sociedade)? Em meio a isso tudo, a inspiração realmente desaparece.

Ideias sempre surgem na minha mente, e mal tenho tido tempo para anotá-las. E quando as anoto parece que elas perdem todo seu valor ou atração.

Então, o que fazer quando a inspiração desaparece?

-----

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Conheça]: Gabriel Leitzke - GL Art

Boa tarde! Hoje o "Conheça uma Nova Ideia" traz outro desenhista cujo talento já compartilhamos por nossa página do Facebook .  Apresentamos a vocês: Gabriel Leitzke. Um dos desenhos favoritos do Gabriel. Percebam os detalhes!

A Última Hora do Plantão

A Última Hora do Plantão por André Basualto Um silêncio profundo antes dos momentos que precediam àquelas cenas. Um tiro. Dois. Três. Quatro... A emergência e o desespero não permitem o chamado da ambulância. Um carro qualquer. Corram para o pronto-socorro. Os médicos naquela tarde de domingo daquele pronto-socorro estavam apenas esperando o fim de mais um plantão. Faltava apenas uma hora para a troca de horários. Já se espreguiçavam esperando a hora de ir embora e poderem descansar daquelas doze horas de serviço. Iam para casa logo. Era o que pensavam. As cenas de horror frente à violência não acabam após o término dos disparos, elas estão apenas começando. O grito de uma mulher rompe o silêncio da recepção do hospital. O desespero evidente em sua voz que dizia: “Eles mataram minha filha”! Os médicos se levantam da cadeira para ir ver a cena, quando a mulher apenas adentra a sala de emergência com sua filha nos braços, deixando-a em cima da maca. ...

[Basualto] O Evangelho da Política

Boa noite! Resolvi trazer uma postagem um tanto diferente esta semana. Publiquei o texto no Facebook e ele teve uma boa receptividade, além de que tenho certeza de que muitas pessoas têm se deparado com a mesma situação devido às Eleições. Acrescentei mais algumas coisas, peço que leiam o texto de mente aberta, reflitam e que não colaborem para mais discussões irrelevantes ou irracionais, lembre-se que você é livre para postar o que quiser, mas é responsável por isso. Afinal, o que este título polêmico - o evangelho da política - quer dizer? Imagem encontrada no google.images.com - se souberem o artista avisem para os devidos créditos