Esse texto é dedicado a uma série de pessoas diferentes que por sinal têm muita coisa em comum.
Boa leitura!
Todos os dias saímos de casa sem perceber detalhes furtivos ao nosso olhar, por vezes estamos pensando em como será o dia, apesar de presos à rotina.
Deixamos de nos cuidar e cuidar da nossa saúde em busca de alguns objetivos, uns que valem a pena, outros nem tanto. Saímos apressados, sem meditar, sem agradecer pela vida. Nem sempre levantamos com o pé direito, mas isso não deveria importar. O dia passa rapidamente e, quando percebemos, estamos terminando a semana, sem nenhuma novidade na vida. De repente o ano termina e as promessas do início do século não foram cumpridas.
Quão instigante é o fato de nós, seres humanos, tão defensores da liberdade, tão sedentos por justiça, democracia e igualdade, nos tornarmos os principais responsáveis pelos nossos sofrimentos e por sacrificarmos tanto nosso tempo. Sempre procuramos culpar os outros por erros que recaem sobre nós, e quando se trata de tempo, nossa maior desculpa sempre é: "não tenho".
Vivemos presos às nossas obrigações e sempre procuramos dizer que isso é o melhor para nós porque um dia nos trará resultados que compensarão tudo - e que por outro lado nos fará perder momentos que nunca existirão novamente. E há quem culpe o trabalho e as responsabilidades por isso, sendo que o que basta é dar uma pausa no meio de toda essa aflição e respirar.
O estresse nunca fez bem a ninguém, basta observar que os estressados são na maioria doentes e solitários, que por vezes não sabem dar uma palavra de alegria ao seu próximo, que por vezes é um colega, um amigo, ou um familiar.
Não custa nada dar um tempo para fazer algo diferente, de se libertar da prisão da rotina e ao mesmo tempo respeitar o fato de que a própria rotina tem suas diferenças e que nem todo dia é igual, desde que você dê chance para isso.
Somos todos imperfeitos, tenha consciência plena disso.
Nem por isso desista de buscar o melhor, de ser melhor.
Não seja egoísta, isso não te traz nada de bom.
Observe e absorva detalhes do dia a dia que fazem toda a diferença.
Não desista por buscar realizar algo diferente, ao menos um dia da semana, mesmo que dê errado da primeira vez, ainda assim não desista, até porque não pense que será fácil assim se libertar.
Certamente muitos têm diversos conceitos do que é viver, apenas lhe digo que viver é algo que muitos de nós não conseguimos compreender nem empreender na nossa vida. Só aprendemos a viver quando começamos a buscar a vida e fazemos uma reflexão sobre o seu valor. Isso já depende de você.
E precisamos ajudar a outros a buscarem a vida, em especial aqueles que vivem às sombras da depressão. Sim, depressão, aquela doença que muitos ignorantes dizem que não é uma patologia, entretanto, faz parte do tratamento ajudar cada uma dessas pessoas a sentirem-se protagonistas de suas vidas e que todos os dias não precisam ser iguais, eles podem ser diferentes e melhores.
Por fim, não queira julgar aqueles que querem viver se você mesmo não sabe viver sua vida, ainda mais se você não sabe o que sentem, não conhece os sentimentos, momentos, circunstâncias e dificuldades da vida dessas pessoas.
Aquele velho refrão, aquele velho repeteco, "cada dia é uma nova página", não é válido se você copia e cola a página anterior durante o livro inteiro.
E a conclusão disso tudo? Quem tira é você mesmo.
_____________________________________________________
Palavras soltas a pessoas que não sabem viver: o tempo
por André Basualto
@andrebasualto no Twitter
Quando tudo estiver escuro, ligue a luz. Quando parecer que não há saída, confie em Deus.
Comentários
Postar um comentário