Você gosta de discussões, de dar sua opinião, de que te escutem?
Então aprenda a ouvir também e a ler, comece por este texto!
Boa leitura!
Sobre opiniões
por André Basualto
Poucos conseguem pensar além do seu próprio umbigo ou além de sua realidade, então quando se falar de assuntos que polarizam opiniões, ficar calado nem sempre significa falta de opinião, às vezes é só a necessidade e a maturidade de evitar discussões que não levam a nada e que não mudam o fato de que certas circunstâncias sempre vão existir e que nada nesse mundo muda só com opinião.
Alem disso é curioso ver como nos ofendemos tão fácil com poucas palavras, que não sabemos ouvir sugestões, porque parece que ficar calados nos vai mudar completamente e que estaremos subordinados àquela opinião contrária a nossa se não a refutarmos, ironizarmos, reclamarmos ou comentarmos no Facebook ou Twitter. Isso vale pra assuntos mais polêmicos como religião e política também, não custa nada ouvir o que o outro fala, quem decide se você vai mudar ou não de opinião é você, nem por isso deixe de respeitar a opinião do outro, porque algo que tem sido feito é tratar as opiniões das minorias ou quem pensa diferente com desprezo.
Quem só defende opiniões sendo extremista acaba se tornando alguém que não consegue enxergar os benefícios ou prejuízos que determinadas opiniões poderiam trazer a alguém e que infelizmente o orgulho fala mais alto, vale ressaltar que por vezes são assuntos de natureza bem séria. Então, lembrem sempre, opiniões são como tijolos, você pode atirá-los, quebrá-los ou usá-los para edificar, a escolha é sua.
Se a opinião é certa ou errada, isso já depende dos princípios morais e éticos que a humanidade busca ensinar às suas gerações há séculos, e não há quem diga que você é livre pra pensar e falar tudo que vem à sua mente, afinal, sua liberdade termina quando a de outra pessoa começa e o oposto também é recíproco. Tenha certeza de uma coisa, você está certo se opina com respeito e busca com sinceridade um consenso, a sabedoria, os fatos e a verdade. Infelizmente é aqui que muitos de nós erramos, mas cada dia é uma nova página da vida a ser escrita e uma nova tentativa de melhorar, os resultados serão positivos a curto, médio e longo prazo, com certeza. Não custa nada tentar!
Comentários
Postar um comentário