Pular para o conteúdo principal

Aborto e seus prismas

Desculpa, Graco. Precisei opinar também.
OS PRISMAS DO ABORTO
Quer falar de aborto?
Ok, falemos dos conceitos científicos, filosóficos, políticos e religiosos da Vida, porque querer limitá-la a apenas um deles é desrespeitar o ser humano como um todo, desprezando toda cultura, conhecimento, crença e razão - que ironicamente são algumas das coisas que muitos dos que prezam pela liberdade de escolha se orgulham tanto de possuir.

Quer defender como problema de saúde pública?
Ok, vamos falar sobre a prevenção, sobre os métodos contraceptivos disponíveis gratuitamente pelo Ministério da Saúde e encontrados em qualquer unidade básica de saúde. Mas tomemos também nota que pela falta de educação, muitas mulheres menos privilegiadas sequer sabem ou entendem como usá-los adequadamente - vejo isso no meu dia a dia como médico, em que preciso repetir algumas vezes até a pessoa entender, e ainda assim elas confudem; e que muitas delas nem sempre desejavam ter mais uma boca pra ter que alimentar.
E sabem uma verdade? Não sou eu nem você quem vai lá pra resolver o problema dela, ela que vai ter que fazer malabarismo com a vida para buscar sua maneira de lidar com isso, porque apontamos o dedo para julgar ao invés de ajudar, e alguns ainda hipocritamente dizem: "não queria, não devia ter dado", como se a culpa fosse exclusivamente da mulher, como se métodos contraceptivos fossem infalíveis. Deixa eu te contar um segredo, eles não são.
Vamos ser racionais e admitir que o aborto acontece todos os dias sendo crime ou não, e que muitas mulheres morrem em abortos clandestinos por falta de amparo médico adequado, devido aos grandes riscos a que se submetem.
Quer falar de liberdade?
Saiba que em sua liberdade você não é obrigada a abortar e despenalizar não é o mesmo que incentivar. Apesar de que concordo que em um país como o Brasil, ainda é preciso muita maturidade para discutir temas como esse e que são poucas as mulheres que tem bom senso e real noção desse tema. E não é machismo, não, nós homens então é que não sabemos nada mesmo, apenas podemos ler e ficar observando.
Homens? O que sabemos sobre o que é sentir uma gravidez? Não somos nós quem carregamos essa responsabilidade toda nem as dores do parto, apoiem suas mulheres ao invés de abandoná-las, conversem mais com elas.
Quer falar do aspecto científico da formação do sistema nervoso em si?
Vamos falar sobre morte encefálica então, pois se a vida, do ponto de vista científico, não tem a ver com a formação e manutenção das funções básicas do sistema nervoso, então toda vez que alguém desliga as máquinas em uma UTI para se doar os órgãos daquela pessoa, então estamos matando alguém. E se não doarmos os órgãos estamos privando mais três ou quatro pessoas de ter uma vida melhor. Ora, se acaba com a morte do sistema nervoso, para a ciência ela não começa apenas com o sistema nervoso formado? Que situação, hein?
Quer falar do aspecto religioso?
Ok, vamos pegar a Bíblia e ler toda ao invés de desprezar o velho testamento, que por sinal foi a leitura de estudo de Jesus Cristo que tanto "revolucionou" o mundo e dar mais valor ao que ela diz sobre amor e justiça. Vamos falar do que ela diz sobre a vida e a morte com um "Está escrito" e um "Assim diz o Senhor".
E sinceramente, para quem é Cristão, é uma vergonha ignorar esse aspecto. Para quem acredita em Deus e ignora esse aspecto é como se dissesse: "O Senhor não tem nada a ver com minha vida".
É ignorar o que diz Salmos 22:10 quando diz:
"Tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe".
Até porque sobre o ponto de vista religioso a formação da Vida fica clara quando se diz:
"Entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles". Salmos 139:13,14 e 16.
Eu sou contra o aborto.
Mas isso não me dá o direito de ignorar que existe todo um problema social e de saúde por trás dessa polêmica imensa.
Para lembrar a quem é da Saúde, não sou obrigado como médico a fazer algo que foge à minha moral e crença, simples.
Mas, como ser humano, eu preciso respeitar os pontos de vista diferentes do meu. Não é porque eu não faria isso que eu deva impor minha opinião sobre a de outra pessoa.
Se você é a favor da vida, diga para mim que não é a favor de uma vida miserável. Lembre-se das crianças que estão a pedir esmolas ao menos.
E se você é a favor do aborto, que seja por uma boa causa, não por egoísmo ou um motivo qualquer, mas por uma razão política e ideológica adequada.
Se você defende tanto o corpo como seu objeto de maior valor (mais do que a mente espero não ser o caso), então cuide dele como tal e não deixe qualquer um tocar nele, evite problemas indesejados com toda responsabilidade e cuidado, afinal, ser adulto nos exige isso.
Se somos inteligentes para abortar, também somos para evitar procedimentos desnecessários.
E antes de sair apontando o dedo, vamos conversar, e lembrar que cada mulher no mundo tem uma história diferente, e que cada gravidez também.
Não generalizemos, não nos reduzamos a ignorar que existe muito mais por trás do que podemos ver ou conhecer, que não nos imponhamos com alguém que é tão parecido com a gente, que tão somente precisa de carinho, atenção e um pouco de amor e respeito.
Como eu disse, sou contra o aborto mas não o dono dos corpos e mentes das mulheres do mundo. Ouçam a voz delas, o grito, o horror, a alegria, a satisfação.
Não é fácil conciliar pensamentos tão opostos, não é mesmo. Mas quem somos nós para julgar se não respeitamos nem um pensamento diferente do nosso?

André Basualto


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Conheça]: Gabriel Leitzke - GL Art

Boa tarde! Hoje o "Conheça uma Nova Ideia" traz outro desenhista cujo talento já compartilhamos por nossa página do Facebook .  Apresentamos a vocês: Gabriel Leitzke. Um dos desenhos favoritos do Gabriel. Percebam os detalhes!

A Última Hora do Plantão

A Última Hora do Plantão por André Basualto Um silêncio profundo antes dos momentos que precediam àquelas cenas. Um tiro. Dois. Três. Quatro... A emergência e o desespero não permitem o chamado da ambulância. Um carro qualquer. Corram para o pronto-socorro. Os médicos naquela tarde de domingo daquele pronto-socorro estavam apenas esperando o fim de mais um plantão. Faltava apenas uma hora para a troca de horários. Já se espreguiçavam esperando a hora de ir embora e poderem descansar daquelas doze horas de serviço. Iam para casa logo. Era o que pensavam. As cenas de horror frente à violência não acabam após o término dos disparos, elas estão apenas começando. O grito de uma mulher rompe o silêncio da recepção do hospital. O desespero evidente em sua voz que dizia: “Eles mataram minha filha”! Os médicos se levantam da cadeira para ir ver a cena, quando a mulher apenas adentra a sala de emergência com sua filha nos braços, deixando-a em cima da maca. ...

[Basualto] O Evangelho da Política

Boa noite! Resolvi trazer uma postagem um tanto diferente esta semana. Publiquei o texto no Facebook e ele teve uma boa receptividade, além de que tenho certeza de que muitas pessoas têm se deparado com a mesma situação devido às Eleições. Acrescentei mais algumas coisas, peço que leiam o texto de mente aberta, reflitam e que não colaborem para mais discussões irrelevantes ou irracionais, lembre-se que você é livre para postar o que quiser, mas é responsável por isso. Afinal, o que este título polêmico - o evangelho da política - quer dizer? Imagem encontrada no google.images.com - se souberem o artista avisem para os devidos créditos