Pular para o conteúdo principal

[Coluna do Graco] ComicGraco - Parte 1

Sou um fã assumido de histórias em quadrinhos.
Acho que a minha história com as HQs deva ser muito parecida com a de alguns de vocês. Comecei bem cedo, quando ainda estava aprendendo a ler, e a partir daí não parei mais. Arrisco até a dizer que elas foram fundamentais para me fazer gostar de desenhar e escrever, além de combinar bastante com a minha personalidade (digamos que interação social não é o meu forte).
Comecei a escrever as minhas próprias HQs quando tinha mais ou menos 10 anos e, acreditem, as minhas primeiras ilustrações eram de bonecos-palito. Com o tempo os desenhos foram melhorando, as histórias ficando mais complexas, até que eu entrei na faculdade e… bom, eu também fazia quadrinhos com as situações da faculdade.
Então, pensando em vocês que também são fãs de quadrinhos e querem produzir as suas próprias histórias, passei os últimos dias procurando, testando e avaliando as ferramentas para criação de quadrinhos disponíveis na internet. Todos eles são exclusivamente online, até encontrei alguns Apps pra baixar, mas era pra Windows então acabei fechando a lista só com programas online mesmo.

Aproveitem!





ToonDoo

Em seu website toondoo.com está escrito: "O meio mais rápido do mundo para criar cartoons"
Logo de cara você já imagina: "Que isso! Até parece…" E a verdade é que ele não é o meio mais rápido do mundo, mas foi o mais rápido que eu encontrei para se fazer uma HQ de qualidade.



Para acessar o conteúdo, você precisa fazer um cadastro na página. É bem simples e rápido, mas um pequeno detalhe é que a página é toda em inglês. Se você tiver uma noção básica de inglês dá pra se virar, agora se você é daqueles que acha que "I love you" é morena em francês, melhor passar pro próximo programa.



Depois de concluir o cadastro você escolhe o layout da sua história. Aqui um ponto negativo do programa, pois você só pode escolher entre os modelos disponíveis.



Layout escolhido, você já pode começar a sua história. Antes, eu decidi personalizar um personagem para mim e já testar a ferramenta deles. Gostei. Eles tem até a opção de puxar uma foto do computador pra você ir comparando.



Pronto! Decidi começar minha primeira tirinha com um episódio das crônicas de Euriclides. Você pode escolher entre uma grande variedade de cenários e objetos para enriquecer a história, balões de diálogo, onomatopéias pré-definidas, tem até a opção de puxar arquivos do computador (só que isso eu não consegui fazer, não sei o porquê)



Hora de publicar! Logo na parte superior da página vem a opção para publicar a história, mas só publica no próprio site da ToonDoo. Depois tem a opção de ver a tirinha no site ou imprimir (aproveitei essa ação e coloquei para salvar como PDF, aí dá pra manter uma cópia no computador).
De uma forma geral, me diverti bastante com o programa e recomendo.


Pixton

É o programa mais completo que eu encontrei e tem opção de colocar a página toda em Português-BR. As opções que ele te dá de autonomia tanto com os personagem, como com o cenário fariam dele o número 1 com facilidade, se não fosse o um pequeno detalhe: not free. Tem a opção gratuita, mas ela te limita uma boa quantidade de opções do programa que, apesar de eu ter gostado, deixou a impressão de que você precisa do pago.


Mas, vamos lá! É necessário se cadastrar para utilizar a página e logo no começo você percebe que a página foi desenvolvida para um variado público-alvo: individual, escolas e empresas. Cada opção vem personalizada para atender as necessidades de cada público, o que é um importante fator positivo. O cadastro é bem simples e rápido.



Cadastro concluído, você pode começar as suas histórias. Outro diferencial muito importante é que ele não limita o layout das suas histórias, você tem várias opções para montar o que mais se encaixar com a sua ideia, tanto pra uma HQ como para um álbum de fotos (mas só pode upar fotos no pago).


Gostei muito da diversidade de cenários disponível, apesar de estar utilizando o produto gratuito, agora essa diversidade não acompanha os personagens. Você define inicialmente com quantos personagens você vai trabalhar. Outro diferencial do Pixton é que, além das posições pré-definidas, você pode movimentar as mãos, os pés do personagem (tipo Character Animator, pra quem manja dos paranauê), mas essa é outra função que só tá disponível no pago. Durante a história você pode mudar a quantidade de cenários e personagens quando e quantas vezes quiser.



Depois de escolher tudo isso, você começa a sua história. Gostei demais da autonomia que o programa te dá pra desenvolver a história e ele também tem a opção simples e muito útil de imprimir, baixar e publicar na web a sua história.



Criador de tirinhas - Scrapee

O último dessa lista é o mais simples e mais rápido criador de tirinhas. Basta acessar a página scrapee.net e procurar o criador de tirinhas memes. Não precisa de cadastro. Na mesma página você escolhe o layout, coloca memes e textos, além de poder upar arquivos do computador.
Pra quem adora as tirinhas de memes da internet esse é o preferido. Claro que não tem as ferramentas e a sofisticação dos demais, mas cumpre bem a função que ele se propõe.




Terminou a lista, mas semana que vem tem parte 2! Lá eu vou falar sobre o processo de criação de quadrinhos e mostrar pra vocês o processo de transformação de uma HQ minha bem antiga, falando qual o programa e as ferramentas que eu uso pra fazer isso, além de mostrar o resultado final, é claro.

Até mais!


F. G.

______________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Conheça]: Gabriel Leitzke - GL Art

Boa tarde! Hoje o "Conheça uma Nova Ideia" traz outro desenhista cujo talento já compartilhamos por nossa página do Facebook .  Apresentamos a vocês: Gabriel Leitzke. Um dos desenhos favoritos do Gabriel. Percebam os detalhes!

A Última Hora do Plantão

A Última Hora do Plantão por André Basualto Um silêncio profundo antes dos momentos que precediam àquelas cenas. Um tiro. Dois. Três. Quatro... A emergência e o desespero não permitem o chamado da ambulância. Um carro qualquer. Corram para o pronto-socorro. Os médicos naquela tarde de domingo daquele pronto-socorro estavam apenas esperando o fim de mais um plantão. Faltava apenas uma hora para a troca de horários. Já se espreguiçavam esperando a hora de ir embora e poderem descansar daquelas doze horas de serviço. Iam para casa logo. Era o que pensavam. As cenas de horror frente à violência não acabam após o término dos disparos, elas estão apenas começando. O grito de uma mulher rompe o silêncio da recepção do hospital. O desespero evidente em sua voz que dizia: “Eles mataram minha filha”! Os médicos se levantam da cadeira para ir ver a cena, quando a mulher apenas adentra a sala de emergência com sua filha nos braços, deixando-a em cima da maca. ...

[Basualto] O Evangelho da Política

Boa noite! Resolvi trazer uma postagem um tanto diferente esta semana. Publiquei o texto no Facebook e ele teve uma boa receptividade, além de que tenho certeza de que muitas pessoas têm se deparado com a mesma situação devido às Eleições. Acrescentei mais algumas coisas, peço que leiam o texto de mente aberta, reflitam e que não colaborem para mais discussões irrelevantes ou irracionais, lembre-se que você é livre para postar o que quiser, mas é responsável por isso. Afinal, o que este título polêmico - o evangelho da política - quer dizer? Imagem encontrada no google.images.com - se souberem o artista avisem para os devidos créditos