Pular para o conteúdo principal

Olhe para a Lua

Olhando a Lua
Por André Basualto


Quando eu vejo a lua cheia apresentando-se no espetáculo dos céus, tenho a impressão de que por um breve momento esqueço tudo o que me incomoda e perturba, por isso considero especial olhar a lua.

Confesso que não lembro exatamente quando ou como começou, mas tenho uma amiga da faculdade que sempre que vê a lua cheia me manda uma mensagem pra que eu também divida esse momento com ela e, hoje, durante esse momento, isso me fez perceber que ao menos uma vez por mês nos mandamos mensagens trocando fotos de um borrão branco brilhando no céu estrelado ou nublado. Acho isso tão legal, pois onde quer que estejamos vamos eventualmente nos lembrar um do outro, de mandar um "ei, olha a lua", "e aí, Dedé", "conte as novidades".

A lua sempre me fascinou, talvez pelo fato de ser tão intocável e ao mesmo tempo isto não ser tão impossível. É como uma representação dos sonhos: visualizamos como se estivesse perto e não podemos alcançar sem esforço.

Tente olhar diretamente para o sol e provavelmente ficará cego, mas olhe para a lua e verá exatamente uma majestade revestida do próprio brilho do dia iluminando a noite mais escura. Enquanto o sol todos os dias desponta em sua mesmice, a lua dá o tom de seu brilho completo apenas uma vez por mês, quando está cheia, quase uma exclusividade. Algumas vezes se esconde, em outras abraça o sol de tal maneira que esconde seu brilho e em algumas ocasiões não se contenta só com o branco, o amarelo ou o prateado, veste-se de vermelho também, é protagonista de mitos, lendas e profecias.

Na vida, precisamos parar por um momento e olhar para a Lua, mesmo que não haja motivo pra isso. Só olhe, porque por mais que ela esteja impressionante, não são todos que a contemplam. Para uns ela é apenas uma parte sem vida do universo sob efeito da gravidade terrestre, para outros uma criação de Deus como presente.

Repetindo, na vida, precisamos parar por um momento e olhar para algumas luas, sejam elas pessoas, momentos ou situações que surgem bem ali na nossa frente e tão somente tirar um momento para desfrutar disso sem correria, sem ansiedade, sem desespero ou paranoia, é só uma vez por mês, isso se não estiver nublado mês que vem, adiar ou esperar demais pode custar caro. Para alguns, suas luas não passam de pedaços orbitando em sua gravidade, para outros são dádivas e oportunidades únicas.

Enquanto isso, a Lua estará no céu, sendo admirada aqui ou no Vaticano, em Bagdá ou Istambul, lembrando-nos que sempre existe alguém assim como você contemplando por um momento aquela que fez o sol se apaixonar de tal maneira que dá seu brilho a ela. Apenas olhe.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Conheça]: Gabriel Leitzke - GL Art

Boa tarde! Hoje o "Conheça uma Nova Ideia" traz outro desenhista cujo talento já compartilhamos por nossa página do Facebook .  Apresentamos a vocês: Gabriel Leitzke. Um dos desenhos favoritos do Gabriel. Percebam os detalhes!

A Última Hora do Plantão

A Última Hora do Plantão por André Basualto Um silêncio profundo antes dos momentos que precediam àquelas cenas. Um tiro. Dois. Três. Quatro... A emergência e o desespero não permitem o chamado da ambulância. Um carro qualquer. Corram para o pronto-socorro. Os médicos naquela tarde de domingo daquele pronto-socorro estavam apenas esperando o fim de mais um plantão. Faltava apenas uma hora para a troca de horários. Já se espreguiçavam esperando a hora de ir embora e poderem descansar daquelas doze horas de serviço. Iam para casa logo. Era o que pensavam. As cenas de horror frente à violência não acabam após o término dos disparos, elas estão apenas começando. O grito de uma mulher rompe o silêncio da recepção do hospital. O desespero evidente em sua voz que dizia: “Eles mataram minha filha”! Os médicos se levantam da cadeira para ir ver a cena, quando a mulher apenas adentra a sala de emergência com sua filha nos braços, deixando-a em cima da maca. ...

[Basualto] O Evangelho da Política

Boa noite! Resolvi trazer uma postagem um tanto diferente esta semana. Publiquei o texto no Facebook e ele teve uma boa receptividade, além de que tenho certeza de que muitas pessoas têm se deparado com a mesma situação devido às Eleições. Acrescentei mais algumas coisas, peço que leiam o texto de mente aberta, reflitam e que não colaborem para mais discussões irrelevantes ou irracionais, lembre-se que você é livre para postar o que quiser, mas é responsável por isso. Afinal, o que este título polêmico - o evangelho da política - quer dizer? Imagem encontrada no google.images.com - se souberem o artista avisem para os devidos créditos